O que é a Ficha ENES?

A ficha ENES é um papel oficial obrigatório de que precisas para te candidatares ao ensino superior. As informações presentes nesse documento são:

  • Titularidade do curso
  • Informações gerais
  • Classificação final do secundário
  • Classificação dos exames nacionais

Vê um exemplo:

Quando e onde devo pedir a Ficha ENES?

Para fazeres a tua candidatura ao ensino superior em 2023, vais precisar da ficha ENES 2023. Assim que saírem os resultados dos exames nacionais podes solicitar a sua emissão na tua escola secundária. Se não te derem a ficha ENES no próprio dia é normal. Certifica-te apenas se te enviam o documento em formato digital para o teu e-mail ou se tens de fazer o seu levantamento presencialmente.

Para te candidatares ao ensino superior, é necessário apenas o código da ficha, sendo que, o documento em formato digital é suficiente. No entanto, para instituições de ensino superior privadas, pode ser necessário apresentar o documento original em papel, e é importante verificar isso com as instituições em questão.

Se fizer exames na 2ª fase, tenho de pedir uma nova Ficha ENES?

Na eventualidade de precisares de realizar exames na 2ª fase, deves pedir uma nova Ficha ENES, mas só se os resultados da 2ª fase indicarem que conseguiste melhorar as tuas notas. Essa nova ficha, vai incluir uma descrição das notas dos teus exames de ambas as fases, bem como a classificação final do ensino secundário considerando essas notas.

Qual a validade da Ficha ENES?

A ficha ENES e o seu código são válidos para o ano em que foram emitidos e para todas as fases das candidaturas (1ª, 2ª e 3ª fase). Portanto, caso tenhas terminado o ensino secundário noutro ano qualquer que não o respetivo, terás de pedir uma nova ficha.

A escola não consegue emitir a Ficha ENES. O que devo fazer?

Se a escola secundária não emitir a tua Ficha ENES, poderá ser porque não concluíste o ensino secundário na fase em que foi solicitada. Lembra-te que para te candidatares ao ensino superior, é necessário teres, pelo menos, uma prova de ingresso válida (com nota igual ou superior a 95 pontos) e teres concluído o ensino secundário até à fase em que te estas a candidatar.

Se reunires todos os requisitos e ainda assim não conseguires obter acesso à Ficha ENES, deves entrar em contacto com a Direção-Geral de Ensino Superior. Quando a receberes, verifica se todas as informações estão corretas e se achares que há algum erro, comunica no local onde pediste a ficha ENES. 

Caixa Especial Caloiro Wines

“Com a Caloiro Wines queremos proporcionar a todos os estudantes uma experiência diferenciadora. Um vinho único inspirado nos estudantes e que carrega em si toda a tradição da vida académica.”

Apenas algumas unidades disponíveis para expedição!

Outros Artigos: