O que é a Queima das Fitas?
É um evento muito importante para os estudantes universitários. É uma celebração que marca o fim do ano letivo e é especialmente importante para os finalistas, que comemoram o término dos estudos e o início de uma nova etapa na vida.
Já os caloiros, celebram o fim do primeiro ano e o início de uma nova jornada na universidade.
A Queima no Porto inclui uma série de eventos e atividades, como a tradicional serenata de fados, o desfile académico pelas ruas, muitos eventos noturnos, concertos, o Festival Ibérico de Tunas Académicas e o Sarau Cultural.
É realizada no Parque da Cidade, no mesmo local onde antes ficava a antiga Feira Popular do Porto.
A Serenata Monumental, é um momento solene que marca o início das festividades. Para além deste momento, é realizado o cortejo, um evento mais descontraído e festivo, durante o qual os estudantes descem até a Baixa abraçando a cidade com toda a sua euforia e irreverência.
Durante a semana de queima das fitas de Coimbra também se realizam o Sarau de Gala, o Baile de Gala das Faculdades (onde ocorre o famoso “Chá Dançante”), a Récita, a Venda da Pasta, a Queima do Grelo e muitas outras atividades específicas de cada faculdade da cidade de Coimbra.
Por que é que se chama “Queima das Fitas”?
Faz referência à tradição começada em Coimbra que consistia em fitas de algodão colocadas nas pastas pelos estudantes do quarto ano do Curso de Direito, sinalizando serem pré-finalistas.
Em que dia é a Queima das Fitas?
Pode ocorrer entre abril, maio e junho, mas cada instituição de ensino tem uma data específica para esta grande festa. A duração da Queima das Fitas é normalmente de 7 dias.
Importância da Queima das Fitas?
É um momento importante para os estudantes universitários, pois marca o fim do ano letivo. Os finalistas comemoram o término da jornada académica e os caloiros celebram o fim do primeiro ano.
Assim, a Queima das Fitas é uma comemoração de transição, pois os finalistas deixam a universidade enquanto os caloiros deixam de ser vistos como novatos e passam a usar o traje académico como os outros estudantes.
Outros nomes utilizados
Hoje em dia, algumas cidades têm outros nomes para eventos semelhantes à Queima das Fitas. Por exemplo, em Aveiro, este tipo de evento é chamado de “Enterro”, enquanto em Braga é chamado de “Enterro da Gata”.
Noutras cidades onde a denominação “Queima das Fitas” não é utilizada, é mais comum chamar-se “Semana Académica”.
O que acontece na Queima das Fitas?
Cada cidade tem a sua própria tradição, seguida por todos os estudantes de todas as universidades, independentemente de serem públicas ou privadas.
Serenata Monumental
A Serenata Monumental faz parte da Queima das Fitas de Coimbra.
É realizada na noite de abertura e é um momento emocionante e solene para os estudantes. A Serenata começa após as 12 badaladas, quando os primeiros acordes de guitarras são tocados e os estudantes situados na escadaria da Sé Velha de Coimbra cantam a Canção de Coimbra.
Este é um momento importante para os estudantes, pois marca o início deste evento e é uma oportunidade de celebrar a tradição e a cultura da Universidade de Coimbra.
Cortejo
O desfile do Cortejo é muito importante durante a Queima das Fitas.
Nele, os estudantes universitários percorrem as ruas da cidade acompanhados por carros alegóricos, decorados com flores de papel e elementos que retratam a sátira social e as reivindicações estudantis.
Os estudantes participam do Cortejo com muita alegria e entusiasmo. Alguns Cortejos também incluem grupos de música e dança, que ajudam a tornar o desfile ainda mais animado.
O Cortejo é um momento muito aguardado e é uma oportunidade para os estudantes mostrarem o seu orgulho na sua instituição de ensino e na sua cidade.
Imposição das Insígnias
No mesmo dia da Bênção das Pastas ocorre a Imposição das Insígnias, em que os finalistas são condecorados com as insígnias do seu curso.
As insígnias são símbolos que representam a conclusão do curso e a entrada dos estudantes na vida profissional.
Na Imposição das Insígnias, os finalistas devem apresentar-se diante da instituição de ensino ou dos representantes da sua área de estudo, recebendo as insígnias e sendo declarados formados.
Bênção das pastas
A Bênção das Pastas, também conhecida como Bênção das Fitas ou Bênção dos Finalistas, é uma cerimónia realizada durante as festividades académicas para comemorar o término do curso e abençoar o futuro profissional dos estudantes finalistas.
Costuma ocorrer aos sábados ou domingos na companhia de familiares e amigos dos finalistas, que no que lhe concerne usam os trajes académicos com pastas e fitas nas cores do seu curso.
A Bênção das Pastas geralmente inclui a celebração de uma missa católica ao ar livre.
Bênção de Finalistas
A Bênção de Finalistas é uma cerimónia destinada aos estudantes que concluem o seu curso universitário.
Consiste numa celebração eucarística, aberta aos finalistas, trajados ou não, geralmente realizada ao ar livre e que reúne milhares de estudantes e os seus familiares.
O objetivo da cerimónia é comemorar o término de mais uma etapa e abençoar o futuro profissional do estudante finalista, além de agradecer pelo período de vivência académica e pelas alegrias que lhe proporcionou.
Banho
A Cerimónia do Banho é um evento originado em Évora que ocorre após queimarem as fitas. Os estudantes presentes devem retirar a capa do finalista num último esforço para limpar todas as impurezas que se possam ter acumulado.
Simultaneamente, o finalista passa o seu conhecimento aos futuros estudantes através das águas do Claustro dos Gerais.
Queimódromo
Queimódromo é um lugar de celebração da amizade entre os estudantes acompanhados por música e outras atividades de lazer. É considerado um marco das festividades académicas.
Baile de Finalistas
Este baile da gala é um evento realizado durante a semana académica.
É considerado um grande momento festivo, que tem como principal objetivo comemorar e viver o sonho acumulado durante anos de estudo, empenho e dedicação.
Requer vestimenta formal, ao nível da ocasião.
É realizado num espaço com uma estrutura mais elegante adequada à importância da noite.
Quem pode participar?
Existem alguns acontecimentos da Queima das Fitas exclusivos para estudantes, como o cortejo e a bênção.
No entanto, a comunidade também pode participar, mas como espetadora. Já os concertos são abertos ao público e qualquer pessoa pode comprar bilhetes e assistir aos melhores artistas.
A serenata também é aberta a todos que desejam assistir.
Vale a pena ir à Queima das Fitas?
Vale, mas isso depende de vários fatores. Se gostas de comemorações festivas, a Queima das Fitas é sem dúvida uma opção interessante.
Para visitantes, é uma oportunidade única de conhecer a história e as tradições das respetivas cidades, além de poderem visitar atrações turísticas, mas para os estudantes é um momento inesquecível, pois é um momento de pura diversão e alegria.
No entanto, é preciso ter em conta que é um evento muito concorrido, o que poderá não ser muito agradável para quem se sinta desconfortável em ambientes com muitas pessoas.
Caixa Especial Caloiro Wines
“Com a Caloiro Wines queremos proporcionar a todos os estudantes uma experiência diferenciadora. Um vinho único inspirado nos estudantes e que carrega em si toda a tradição da vida académica.”
Apenas algumas unidades disponíveis para expedição!
Outros Artigos: