UNISAP – Jovem Estudante cria Marca de Vestuário Académico

A origem

A UNISAP cruzou-se comigo numa altura em que estava prestes a abandonar o meu antigo trabalho. Após 3 meses de árdua procura por emprego, sentei-me sobre a minha secretária e pensei: “Ok, se eu não fizer isto por mim quem fará?”. 

A partir dai, foi só deixar rolar as ideias até chegar à conclusão que a maioria dos universitários só têm roupa relacionada com a instituição onde estudam e o respetivo curso. E se isso pudesse ser diferente? E se pudéssemos abandonar ou conjugar o modelo predefinido de que as nossas roupas universitárias têm de ter uma referência à instituição, nome de praxe ou até nome de tuna? No fundo, poderíamos apenas produzir roupa mais atualizada (não que as atuais no mercado não o sejam), mas que no fundo nos orgulhasse. 

Saído do segundo ano da licenciatura de marketing e publicidade, à beira do desemprego e em plena pandemia, lancei a UNISAP aos lobos a 30 de julho de 2020. Tremia por todos os lados, mas o dinheiro já estava investido, o que poderia ter a perder mais?

A missão

Logo desde início já sabia a missão da UNISAP, era demasiado óbvio: queríamos inovar e simplificar ao máximo o vestuário universitário. Queríamos dar a oportunidade a todos de poder juntar o orgulho de ser estudante ao renome do curso, sem recorrer a símbolos de instituições de ensino. No fundo, mostrar roupas originais e diferentes. 

Sabíamos que a maioria dos estudantes teriam os seus rendimentos muito baixos, pelo que sempre tentámos fazer os preços mais baixos possíveis. 

Os primeiros produtos e as máscaras

Para os primeiros produtos, saberia que teria de produzir apenas as quatro áreas mais procuradas em Portugal: medicina, psicologia, direito e informática. Tem que ser algo que inovasse o modelo atual, por isso mesmo, decidi colocar cada símbolo (sempre com um toque nosso), de cada área a nível nacional, ao peito e um acréscimo atrás. A partir desses primeiros modelos, o desenvolvimento de novos cursos e pedidos para os mesmos, não pararam. 

Em relação ao produto mais vendido da nossa loja, as máscaras académicas, tudo surgiu enquanto arrumava o meu traje, pois iria abandonar a cidade que me viu estudar, até novas novidades… Pensei na altura, “pronto, se isto não melhorar para o ano não trajo”, e lá iam os meus cento e setenta euros do traje para o lixo (a nossa escola tem um traje próprio, pelo que é mais caro). 

Pensei comigo mesmo, isto não pode acontecer! Nenhum estudante deve ser impedido de trajar (dentro das regras), nem mesmo por uma pandemia!

Decidi criar uma máscara que representa-se o espirito da praxe ao máximo. Mais tarde percebi que mesmo que não fossem à praxe, também teriam de trajar com máscara, pelo que habilitei a personificação das mesmas.

A equipa

Sempre lancei o projeto a título pessoal e até meados de julho, poucos eram os que sabiam do meu projeto. Nunca trabalhei com uma equipa, mas trabalhei com alguns amigos meus que me ajudaram (e ajudam) bastante, ou por terem a vida académica a correr-lhes nas veias ou por serem da minha área, sem nunca me pedirem nada em troca. Todos os nossos modelos fotográficos, são efetivamente, meus amigos e conhecidos.

Próximos produtos

Atualmente, vendemos as nossas peças de roupa e as nossas máscaras, mas ainda este mês será lançado um produto que vamos deixar para surpresa. Sabemos que ainda muito caminho está por percorrer e que com o regresso às aulas, maior será o desafio. Por isso mesmo, como marca procuramos inovar ao máximo e introduzir novos produtos que não são usuais no mercado académico. Com base nos nossos símbolos de cada curso, podemos criar infinitas possibilidades de produtos. 

Sonhamos um dia que cada um dos estudantes universitários, possa vestir o seu curso, como uma peça atual e de moda. Sonhamos que cada um dos estudantes possa trajar sem que o Covid-19 os impeça. Mas acima de tudo, sonhamos que cada um dos estudantes possa aproveitar o seu curso da melhor forma possível e que possa usufruir de todos os bons momentos que a vida académica lhes proporciona. 

Para mais informações visita:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

×